Após
a apresentação do grupo, ficaram encantados ao vê-los
interpretar os seus sucessos, fundamentalmente versões das músicas
dos Beatles, e mesmo a música do grupo inglês cantada naquele
idioma.
Tornando-se
então fã do grupo, passaram a comprar seus discos e a
cantarem os seus sucessos.
No
auge da “Jovem Guarda”, com o advento da televisão
que chegava à cidade, programas locais, inspirados na TV Tupi
eram produzidos pela Rádio Teófilo Otoni e apresentados
pelo animador e diretor da Rádio, Lourival Pechir; uma pessoa
muito importante para a história do desenvolvimento cultural
de Teófilo Otoni.
Estes
eventos eram um sucesso. Aos sábados a Grande Parada, onde se
apresentavam os cantores e grupos locais e aos domingos matinal X7,
que era um programa de calouros e que lembrava Chacrinha.
Os
irmãos sempre ligados nestes eventos não perdiam tempo,
assistiam a todos e, na sua impossibilidade os ouvia pelo rádio,
pois sempre havia uma atração de fora que estava despontando
no cenário musical do eixo Rio/São Paulo.
Ainda tímidos, não chegaram a se apresentar nestes programas.
A
vontade eminente de formarem o grupo, cada vez mais lhes tocava a alma
de artista. Passavam horas a fio a desenhar instrumentos, caixas de
sons, registrando no bumbo da bateria nomes que imaginavam para o conjunto.
Neste
mundo de sonhos, trilhavam pelas vias que Deus lhes reservara .
As
dificuldades se manifestavam, quando apreçavam instrumentos e
equipamentos de som, ocasião que se sentiam de pés e mãos
atados.
Procuravam a família e esta alegava problemas de ordem financeira.
Os preconceitos com relação a profissionalização
dos jovens músicos eram outro agravante, isto poderia desvirtuar-lhes
o bom comportamento .
Em
tais circunstâncias, se viam fadados a se resignarem com os seus
violões.
Apesar
dos pesares jamais abandonaram o projeto, pois os sonhos eram fazer
pessoas felizes, ganharem dinheiro, ficarem famosos e ajudarem seus
pais.
Seguindo
as etapas do caminho longínquo e sinuoso que teriam que percorrer,
adquiriram a primeira guitarra, fruto de negociação entre
objetos de usos pessoais, sapatos, calça Lee, relógios
etc.
Era
um instrumento muito velho, mal cuidado que requeria uma boa reforma,
mas o que fazer?
Assim
através dos familiares, descolaram a grana para a reforma do
instrumento.
Bem,
com a guitarrinha reformada, era preciso arranjar mais uma, já
que eram dois músicos, e foi aí que convidaram Rogério
Tomich para juntos formarem um conjunto.
Com
a alegação do amigo de que não sabia tocar, disse-lhe
Júlio :
Quanto a isso não vejo problemas, sendo talentoso, poderemos
ensiná-lo a tocar baixo.
No
dia seguinte os três amigos tomaram um baixo emprestado do conjunto
“Os Singulares” para tirar medidas do seu braço,
pois o modelo do instrumento já estava concebido em suas cabeças.
Era
preciso muito cuidado, fazer o braço de um instrumento é
algo que requer conhecimento técnico, o mínimo desvio,
compromete a afinação e sua tocabilidade.
De
posse do instrumento emprestado executaram o projeto, copiando as medidas
do seu braço, resultado; a afinação ficou péssima,
necessitando então de grandes ajustes, que naturalmente deveriam
serem feitos por um luthier.
Mesmo
com a revolução proposta pelos Beatles o perfil do músico,
era de um boêmio, um desocupado.
Era
então discriminado na sociedade, usava drogas, era um hippie,
não era tratado como profissional.
Tal
paradigma, sem sombra de dúvida era um forte argumento que as
famílias encontravam para impedir o ingresso de um jovem músico
na carreira.
Com
Zé e Júlio não foi diferente, apesar de filhos
de músico.
Estaria
esta musicalidade, predestinada a um hobbie?
Os
jovens achavam que não.
E
assim a cada dia, os seus ideais se acendiam nas chamas da intuição.
Viam-se famosos com muito sucesso, e felizes com o reconhecimento do
seu trabalho, tão digno quanto aos demais.
Naquela
ocasião já experimentavam as suas primeiras composições,
que apresentavam fortes inclinações para as causas sociais.
É bom lembrar que era o início da ditadura militar, instituída
no país em 1964.
As
vezes compunham letras e melodias, ou apenas faziam versões das
músicas dos Beatles.
Num
dia de bate papo com o amigo Rogério Tomich, foram informados
de que o conjunto, Os Singulares havia se desentendido com Hélio
Silva, líder e proprietário dos instrumentos e que os
equipamentos usados pelo grupo poderiam estar disponíveis, uma
vez que seus componentes haviam adquirido novas unidades.
Como
o Hélio era primo do Rogério, as coisas poderiam se tornar
mais fáceis, e assim foram procurá-lo.
Ao
chegarem à sua casa, foram recebidos pelo seu irmão mais
novo, Getúlio, que se inteirando do projeto prontificou-se em
conseguir a aparelhagem a título de empréstimo , e assim
se tornaria , o baterista do grupo.
No
dia seguinte, começava o primeiro grupo, The Rattlesnakes.
Nos
anos 60 era moda usar nomes em inglês para os conjuntos, dada
a influência da Beatlemania.
Assim
o grupo foi formado por, Júlio, guitarra solo e voz, José
Feliciano, guitarra base e voz, Rogério Tomich, baixo e voz,
Schubert Frossard, órgão e voz e Getúlio Pereira,
bateria.
A
primeira apresentação dos agora The Rattlesnakes se deu
em 1968 na séde do Automóvel Clube de Teófilo Otoni,
coroado de muito aplauso.
Os
rapazes fizeram tanto sucesso na região que normalmente eram
requisitados para apresentações em vários eventos
e horas dançantes.
Com o vocal bem empostado, pesado, o grupo se caracterizou pela maneira
diferente de tocar e cantar. As vezes preservavam os arranjos básicos
das músicas interpretadas, o que lhes rendia o status de melhores
intérpretes dos Beatles, ou as vezes personalizava-as imprimindo
as mesmas, a própria marca.
Seguindo
na estrada da vida, e já sinalizando sucesso noutras terras,
o grupo se desfazia, motivo: saída do baterista Getúlio
que era o detentor do direito de utilização dos instrumentos
do irmão, que resolvera dar continuidade a sua atuação
como músico e montar um novo conjunto, voltado para músicas
instrumentais.
O
dinheiro ganho nas apresentações dos Rattlesnakes, era
insuficiente para o porte do investimento requerido na aquisição
dos instrumentos necessários, e agora?
Foi como uma bomba que caíra sobre as cabeças dos irmãos.
VOLTAR
| PRÓXIMA PARTE